
Localização: Estrada Nacional 116 Sobreiro, na estrada que liga Mafra – Ericeira. Entrada Gratuita. 10h00 às 18h00.
A arte é feita pelo astesão, mas ela só é arte quando outros a vêm e por prazer ali vão.
No Sobreiro, a meio caminho entre Mafra e Ericeira, José Franco, recupera os usos e os costumes das gentes do concelho. Esta é uma das “aldeias” mais famosas do mundo. Sete décadas a trabalhar o barro. José Franco não se coibiu de fazer renascer a sua velha sala de aulas, com as pequenas mesas em madeira, o imponente armário da professora, e a ardósia; e ainda a loja do barbeiro-dentista um freguês submete-se a um corte de barba, a mercearia a Ti
Helena que serve um copo de vinho… ambientes que convidam a uma viagem no tempo.
Por volta de 1945 José Franco sonhou que poderia, nas horas vagas, construir ao pé da casa em que vive e da sua oficina de oleiro um museu vivo da sua terra, uma espécie de um grande presépio, que reproduzisse os costumes e actividades laborais do tempo da sua infância e alguns aspectos fundamentais e actividades da vida campesina. E assim, dia a dia, a sua obra foi nascendo e crescendo. Num espaço que tem cerca de 2500 m2 construiu em escala natural um conjunto de elementos considerados fundamentais na vida do campo:- O moinho de vento para moer o trigo.- A cozinha rural onde é oferecida a todos os visitantes uma canequinha de vinho moscatel.- A capelinha dedicada a Santo António.- A azenha movida a água para moer o milho.- A oficina de carpintaria com utensílios do fim do século passado.- A loja da tia Helena ou mercearia.- A cozinha saloia, em cujo forno aquecido a lenha, diariamente se coze o pão da região, que os visitantes podem adquirir no local.
- A oficina de ferrador de cavalos.- A adega do vinho com todos os seus utensílios e medidas de barro.- As cadeiras do barbeiro e dentista.- A casa do lavrador com o quarto e a salinha de estar e, à porta, o banco de pedra onde se sentam os namorados.
Falar do que só fala o que os olhos vêm é dizer pouco ou nada sem se ver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário