terça-feira, 21 de abril de 2009

VISITA-Cripta Arqueológica do Castelo de Alcácer do Sal.






xiiiiii pois é Sítimos umas moedas cunhadas em Evion ou Kevion, não tenho a certeza, julgo k corresponderia a Salatia antes da Ocupação Romana e com esse nome, essas moedas estão patentes ao publico em Alcacer.

A Cripta Arqueológica do Castelo de Alcácer do Sal está aberta de terça a domingo, entre as 10 e as 19 horas. Até ao final de Junho as entradas são gratuitas.



Vinte e seis séculos de história cruzam-se na Cripta Arqueológica do Castelo de Alcácer do Sal.
O subterrâneo escavado no solo e no antigo Convento de Aracaeli oferece uma verdadeira viagem no tempo, numa atmosfera única, onde vestígios da Idade do Ferro convivem no mesmo espaço com estruturas romanas, islâmicas e medievais com intervalos intemporais entre si de mais de 2500 anos.

As obras de instalação da pousada D. Afonso II no arruinado Convento de Aracaeli, na década de 90, puseram a descoberto importantes estruturas arqueológicas, enterradas sob este monumento. Sendo necessário salvaguardar este achado, a zona escavada foi preservada, criando-se para o efeito um piso novo debaixo do antigo convento. A Cripta Arqueológica é pois uma galeria subterrânea, que se desenvolve num interessante e singular percurso de visita labiríntico, por entre as fundações do convento.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

VISITA-Cripta Arqueológica do Castelo de Alcácer do Sal.


Também podemos ver vestigios dos nossos antepassados Isto é um simbolo egípcio Olho de Hórus muito antigo que significa a protecção de todo o olho de vista do Sol. Ele também simboliza a Iluminação.



Aqui podemos ver uma das colunas aproveitadas, criando-se assim um piso novo debaixo do antigo convento.



Isto que se vê aqui era um engenho qu servia para armq de defesa as bola de pedra eram lá colocadas e por meio de esticam ganhavam balanço e atingiam alguma distância. Agora imaginem isso feito em grandes quantidades...parecia uma chuva...

domingo, 19 de abril de 2009

VIAGEM-Cidade de Alcácer do Sal











Alcácer do Sal
Localizada na margem do rio Sado, Alcácer do Sal é uma cidade histórica, povoada de velhos bairros medievais e encimada por um castelo de origem muçulmana.

Alcácer do Sal é a sede de um município de grandes dimensões (o segundo maior do País), com 1479,94 km² de área, mas apenas pouco mais de 14 mil habitantes.O seu imponente CASTELO lá no alto e a igreja em destaque marcam sua presença como se fossem uma bandeira da cidade